quarta-feira, 28 de outubro de 2009

.
.
.

20 DE OUTUBRO

DIA INTERNACIONAL DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO




Equipamentos e sistemas introduzidas ao longo dos anos têm ajudado a melhorar a eficiência e contribuíram para um sistema ATC sólidas e seguras, mas o controlador individual sempre foi, e continua a ser o elemento-chave no seguro, eficiente e ambientalmente responsável da rede ATC que temos hoje.



Controladores são o elemento mais flexível e adaptável do sistema, facilmente capazes de crescer com a constante evolução dos procedimentos, mudança dos sistemas técnicos e sociais e restrições ambientais. Nenhuma tecnologia "outros" é tão adaptável, produtiva e rentável!

Quando comemoramos 20 de outubro de cada ano, nós celebramos a visão dos nossos sócios fundadores, e nós celebramos a inúmeros voluntários que trabalham para alcançar os objectivos. Mas a maioria de todos nós comemoramos o controlador de tráfego aéreo individual onde ele trabalha ou sob quaisquer condições, que se esforça a cada minuto para dar o máximo no serviço ao público de vôo, para trazê-lo de forma segura e eficiente para o seu destino. Mesmo com a falta de controladores de tráfego aéreo em todo o mundo, quando controladores de tráfego aéreo muito poucos estão sendo solicitados a lidar com o tráfego mais e mais, sem comprometer os nossos elevados padrões de segurança, e ao mesmo tempo a ser julgado em questões de eficiência sobre a qual não temos controle do controlador de ética prevalece.

Hoje reconhecemos os nossos esforços, saudar as nossas realizações, e renovar a nossa missão de serviço através de uma indústria que está no coração de uma comunidade global.

Para todos os controladores de tráfego aéreo, se orgulhar e celebrar a sua profissão.


........................................................


23 DE OUTUBRO

DIA DO AVIADOR



Tarde de 23 de outubro de 1906. Campo de Bagatelle, França. A multidão está dividida. Alguns, eufóricos com a expectativa do que estava por vir. Outros, impacientes, já não acreditavam que algo de especial pudesse acontecer. Mas aconteceu.

A bordo do 14 Bis, um brasileiro chamado Alberto Santos Dumont, confere a hora em seu relógio de pulso, também uma invenção sua. Verifica a direção do vento e decide fazer mais uma tentativa.

Voou cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros com seu 14 Bis. Poucos dias depois, repetiu o feito e percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros.


Este foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Os irmãos Wright, dos EUA, reclamam para si este feito. Mas, diferentemente de Santos Dumont, que fez seu vôo em um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense, os irmãos Wright realizaram seu suposto vôo em uma fazenda, sem testemunhas.

Ao longo do tempo, a invenção de Santos Dumont foi se aperfeiçoando até chegar aos modernos aviões de hoje. Por seu pioneirismo e sua ousadia, Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação, tendo recebido inúmeras honrarias por seu feito.

Em homenagem ao primeiro vôo de Dumont, 23 de outubro é considerado o Dia do Aviador. A Lei n° 218, de 4 de julho de 1936, declara 23 de outubro o dia do aviador, em homenagem ao primeiro vôo da história, realizado nesta data, em 1906. Conforme Lei nº 11.262, publicada no Diário Oficial da União, 2006 será o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação.

Estão marcadas para este dia uma séria de atividades relacionadas ao centenário do primeiro vôo do 14 bis.



Beleza infinita de um sonho realizar.
Poder sentir, amar e até nuvens tocar...
Embevecido de tanto prazer,
a brisa de leve meu rosto roçar;
Saber que também posso voar...
Alegria que segue um infinito sentir.
Quem me dera este prazer repartir
a todos que estão a me seguir.
Ao homem Deus não deu asas,
mas nos presenteou com sabedoria e inteligência,
assim, pode este proezas fazer.
Explodir de alegria, voar como os pássaros.
Tornar seu sonho realidade,
satisfação que poucos puderam sentir.
Felizardo sou eu de todo este prazer usufruir

.
.
.