segunda-feira, 25 de maio de 2009

.

.

.

MD11 FINNAIR

NATAL (SBNT), COM PASSAGEM BAIXA SOBRE O CAMPO, PARA RECIFE; CRUZAMENTO DO EIXO DE DECOLAGE DA 18, PERNA DO VENTO E ALONGAR PARA ENQUADRAR NO ILS. COM ESTA AERONAVE E COM OS PRÉDIOS PRÓXIMOS A CABECEIRA 18, FICA DIFÍCIL UMA BASE CURTA PADRÃO, TENDO QUE ALONGAR NA PERNA DO VENTO PARA ME ENQUADRAR A 3 MN DE OLINDA (NDB).

EM VIRTUDE DOS PRÉDIOS POSTOS NA FINAL, A APROXIMAÇÃO FOI ACIMA DO PREVISTO DO PAPI (4 LUZES BRANCAS) E COMO OS DEMAIS PARA A CONFIGURAÇÃO DE RECIFE, O RUMO 184 JAMAIS SE ENQUADRA CORRETO NO ALINHAMENTO ILS, TENDO QUE POUSAR SEMPRE NO MANUAL COM TODAS AS AERONAVES.
AUTO BRAKE NO MÁXIMO E A 2 MN DA CABECEIRA, RAZÃO DE 1000 ft, VELOCIDADE REDUZIDA A 130 kt E AUMENTADO PARA 140 kt A 500 ft DA RWY (NESTE CASO FICA RUIM CASO HAJA ARREMETIDA, POIS A VELOCIDADE ESTÁ PRÓXIMA DE STALL, GERALMENTE COM AERONAVES MENORES, FAÇO 138 kt E RAZÃO DE 600 OU 700 COM FLAPS A 45 OU, NESTE CASO, 50 E MESMO ASSIM LIGEIRAMENTE ALTO (3 BRANCAS E 1 VERMELHA A AFIM DE EVITAR ABARROAMENTO COM OS PRÉDIOS)).

NA DECOLAGEM DE NATAL, FUI PARA 34L, ONDE CONSIDERO A PISTA PEQUENA PARA ESTE TIPO DE AERONAVE, TENDO QUE UTILIZAR QUASE TODA A PISTA (NÃO RECORDO O PESO TOTAL, USANDO A RAZÃO MÍNIMA NÃO PREVISTA NA CARTA PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE) PARA SUBIR. NA PRÓXIMA SERÁ A 34R.

COM CERTEZA, O POUSO NÃO FOI SUAVE EM RECIFE.

SOLICITEI VETORAÇÃO PARA A 36 COM POUSO NA 18. NO PRÓXIMO FAREI O PROCEDIMENTO ILS X PARA A 18 NO PADRÃO OU, DEPENDENDO DO VENTO, VOR PARA 36 (NESTE FICA MEIO COMPLICADO, POIS NO FINAL DO PROCEDIMENTO JAMAIS A AERONAVE FICA ALINHADA COM A 36, TENDO QUE CORRIGIR BEM EM CIMA, JÁ DECENDO) E COM VENTO DE TRAVÉS E OU W DE 10 kt.




























.

.

.